quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Jantar harmonizado com Cervejas Artesanais é sucesso no La Pasta Gialla Tamboré

Combinação de cervejas com massas surpreende e encanta os presentes



Aliando a qualidade dos pratos da rede La Pasta Gialla, do chef Sergio Arno, com as cervejas artesanais, feitas especialmente para a ocasião, o Jantar Harmonizado trouxe uma rica experiência gastronômica aos mais de 30 clientes que participaram do evento.
Os produtores estiveram presentes e conversaram com cada um dos clientes, explicando os processos de fabricação, ingredientes e combinações. A cerveja artesanal vem ganhando cada vez mais espaço e mais adeptos que apreciam uma cerveja exclusiva, feita seguindo rigorosos processos de fabricação e qualidade.
O cervejeiro Marcelo Henrique Breda explicou que o processo aromático da cerveja que ele produz ocorre apenas com a fermentação do malte, lúpulo, cevada e trigo. “A combinação desses ingredientes, o tempo de preparo e as temperaturas usadas são que definem o sabor e o aroma da cerveja. Não há adição de frutas, nem de especiarias, apesar de o resultado nos remeter a isso”, explica Breda.
Foram servidos 4 pratos – entrada, dois pratos principais e sobremesa – cada um com uma cerveja especialmente escolhida para a mais perfeita harmonização. Confira abaixo os pratos servidos e as cervejas para cada um deles.


Menu completo
Entradas
- Polenta crocante com queijo parmesão e molho da Nonna
- Pão de malte de brassagem com manteiga artesanal

Primeiro Prato
- Gnocchi de mandioquinha com creme de queijos e terrine de calabresa e pistache

Segundo Prato
- Pernil desossado assado com cogumelos na própria cerveja, acompanhado por risotto com gorgonzola

Sobremesa
- Panna cotta de caramelo com calda de açúcar mascavo orgânico e crostata de amêndoas


·         SOBRE AS CERVEJAS:

Cervejas Monja (cervejeiro Ronan de Carvalho)

Ø  Annie Le Monde  -  Belgian Specialty Ale / Quadrupel  -  9,5% abv (Primeiro Prato)
Coloração marrom alaranjada e opaca com creme aveludado de média duração. Delicioso e intenso aroma de caqui, um pouco de caramelo, frutas vermelhas, mel e flores. O alto teor alcoólico não atrapalha o conjunto que é muito bem balanceado. Lembra ainda damasco, uva, banana e cassis, ou seja, com muita complexidade como deve ser uma Quadrupel. O sabor apresenta característica algo adocicada. O corpo é intenso e cremoso. Interessantes mudanças de sabores com a elevação da temperatura. Cerveja complexa e apaixonante. Será servida com o primeiro prato principal.

Ø  Pythia de Delfos  -  Belgian Dark Strong Ale  -  8,5% abv (Segundo Prato)
Elaborada com sete tipos de maltes e dois tipos de lúpulos. Escura, com creme denso e perene. Sabores e aromas complexos. Rica, encorpada, forte e perigosa Belgian Dark Strong Ale. Reflete as características individuais do cervejeiro e, por isso, é única em caráter. Excelente drinkability. Será servida com o segundo prato principal.
  
Ø  Monja - Cerveja Caseira / Artesanal
As cervejas são fabricadas de forma artesanal, caseira, em lotes de 80 litros com utilização de caldeirões para brassagem e fervura de mosto. Transferências por bombas cervejeiras e fermentação e maturação em tanques cônicos alimentícios de 100 litros de capacidade em ambientes de temperatura controlada. Carbonatação por priming diretamente nas garrafas.


Breja do Breda (cervejeiro Marcelo Henrique Breda)

Ø  Belgian Wit Bier (Entrada)
Cerveja de trigo leve no melhor estilo belga, com sabor e aroma cítricos, apresenta leve característica de lúpulos nobres e notas condimentadas que colaboram para sua refrescância. Destinada aos apreciadores de cervejas elaboradas, na gastronomia acompanha muito bem pratos leves como saladas que combinam ingredientes adocicados como molhos e frutas.
Usa cascas de um cítrico diferente das do mercado.

Ø  Doppelbock (Sobremesa)
Cerveja de alto teor alcoólico com intenso sabor maltado seguindo a tradição dos monastérios alemães. De coloração âmbar devido à caramelização dos açúcares no processo de decocção e com espuma consistente e agradável. Seu amargor ameno traz equilíbrio no sabor e leveza no aroma. Essa cerveja leva um malte aromático torrado pessoalmente – ou seja, é totalmente personalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares